CÓDIGO:    SENHA:

Esqueceu a senha?

Botão para acessar Boa Vista SCPC

O dia: 27 de janeiro de 1960.

O local: Ginásio de Esportes do Ribeirão Pires Futebol Clube, palco dos maiores acontecimentos da cidade.

Lá reunidos, um grupo de homens que ditavam as regras políticas e econômicas de Ribeirão Pires. Alguns deles, com seus ternos impecáveis, outros com suas melhores roupas, estavam ali com um propósito comum: Realizar a primeira Assembléia Geral dos Comerciantes, Industriais e Agricultores do município para a fundação da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires.

Momento importante, pois como consequencia foi realizada a eleição da primeira Diretoria e Conselho Deliberativo, que depois de aprovação por unanimidade, foram assim constituídos:

Presidente: Arthur Gonçalves de Souza Junior, que foi Prefeito de Ribeirão Pires, de 1955 a 1957.

Vice-Presidente: Comendador Hugo Winter

1º Secretário: Euclides Menato

2º Secretário: Firmino Reis de Vasconcelos

1º Tesoureiro: Alfredo Dib

2º Tesoureiro: Miguel Rimaik

Diretor sem pasta: Walter Cortucci

Primeiro Conselho Deliberativo: Arnaldo Boaventura, José Moreno Guerrero, Abdala Chiede, Willian Gordon Binns, Manoel de Oliveira, Aurélio Carpinelli, Jamil Rimaik, Antonio Ferreira Miguel, Walter Cotelessa, Renato Costa, Adolfo Joane Zampol, Jão Domingues de Oliveira.

A primeira pauta foi o fechamento ou não do comércio aos sábados após o almoço. A ala jovem era a favor do fechamento para se ter mais tempo com a família. A ala dos veteranos era contra a medida e depois de muita discussão foi mantida a abertura do comércio.

Desde então a ACIARP esteve sempre presente nas discussões que envolvem o empreendedor local, dos temas mais simples aos mais complexos. E evoluiu junto com a cidade. Implantou o Serviço de Proteção ao Crédito, passou pela ditadura e pelas tormentas de vários planos econômicos e foi a primeira Associação Comercial a ser presidida por uma mulher. Entrou no século XXI capacitando empresários para o novo mundo dos negócios.

Declarada de utilidade pública conforme Lei nº 2404 de 19/09/1982